FANDOM

Chiyo (チヨ, Chiyo) foi uma conselheira aposentada deSunagakure e uma famosa marionetista e líder da Brigada de Marionetes de Sunagakure.

Chiyo
377px-Chiyo
Informações
Seiyū: Ikuko Tani
Kanji: チヨ
Rōmaji: Chiyo
Estado: Clássico: Viva
Shippūden: Morta (Ressuscitada)
Sexo: Feminino
Aniversário: 15 de Outubro
Altura: Clássico: 149.1 cm
Shippūden: 149.1 cm
Peso: Shippūden: 39.1 kg
Idade: Shippūden: 73
Tipo Sanguíneo: B
Família: Pai de Sasori (filho)Sasori (neto)

Ebizō (irmão)

Afiliação: Sunagakure
Classificação: Iryō-nin
Times: Brigada de Marionetes

Honrados Irmãos

Registro Ninja: 01-002

PersonalidadeEditar

Como uma veterana, Chiyo e seu irmãoEbizō possuem grande sabedoria, de tal forma que Bakipediu sua ajuda em mairo perigo da aldeia. No entanto, eles tinham pouca motivação para a Sunagakure, já que quando se retiraram eles sentiram que a próxima geração deveria olhar por si mesma. Os irmãos ficaram um pouco decepcionados quando a aldeia se mostrou tão dependente dos outros. Chiyo poderia ser muito travessa agindo como se estivesse morta para enganar seu irmão, ou agir como uma mulher velha senil. Chiyo, muitas vezes também tira conclusões precipitadas como pode ser visto quando ela atacou Kakashi Hatake por que ele parecia com o seu pai Sakumo.

Ao contrário do resto dos ninja em Sunagakure, que acreditava que completar missões era mais importantes do que a vida de seus companheiros, que os levaram a erradicar e suprimir seus sentimentos, Chiyo é bastante emocional e moral. Ela mostrou grande amor por seu neto,Sasori, não se importando o quanto ele havia caído, que foi totalmente disposto a conceder vida a suas marionetes, ao custo de sua própria, o que foi dito ser o seu sonho. Na verdade, era apenas por causa da participação de Sasori na Akatsuki que ela aceitou o pedido de Baki para obter assistência. Este amor também a levou a suportar um rancor contra Sakumo Hatake por matar os pais de Sasori, e, como tal, ele tentou inicialmente matar seu filho Kakashi, confundindo-o com o seu pai. Chiyo mostrou cuidado e respeito com Sakura Haruno, apesar desta última ser aprendiz da rival de Chiyo. Ela também mostrou arrependimento por selar o Shukaku em Gaara, e deu sua vida para reviver este último como forma de arrependimento.

HistóriaEditar

PassadoEditar

Chiyo muitas vezes foi chamada de "Honorável avó Chiyo" (チヨバア様, Chiyo-baasama) pelos aldeôes de Sunagakure, ela era a especialista em veneno e marionetes da aldeia. Ela e seu irmão Ebizō foram altamente reverenciados em Sunagakure e eraam conhecidos como "Honorados Irmãos" (御姉弟,Gokyōdai). Chiyo era muito experiente quando se tratava de venenos que ela manipulou e usou suas habilidades durante a Segunda Guerra Mundial Ninja, apenas para ser combatida inúmeras vezes pela perícia médica de Tsunade. E graças a isso guardou um rancor por Tsunade, que ela veio a chamar de "aquela garota lesma" (あのナメクジ娘, Ano Namekuji-musume), ou "Princesa Lesma". Durante a guerra, ela também lutou contra Hanzō e sua salamandrainúmeras vezes, vendo várias vezes ele usar o veneno da salamandra e, eventualmente, desenvolvendo um antídoto contra ele.

Chiyo era responsável pela selagem do Shukaku dentro de Gaara sob ordens do Quarto Kazekage, embora ela admita que ela discutiu longamente com ele antes de executar a técnica, mas sem sucesso. Depois disso, Chiyo e seu rimão retiraram-se dos assuntos de Sunagakure e passaram a pescar juntos, onde Chiyo jogava piadas sobre seu irmão, fazendo de conta que ela tinha morrido só para assustá-lo.

Chiyo também expressou o desejo de matar Sakumo Hatake para vingar a morte de seu filho e de sua nora, que deixou seu neto Sasori órfão. Depois Chiyo tentou ajudar a aliviar a dor de Sasori, cuidando dele e o ensinando oKugutsu no Jutsu. Chiyo mais tarde, assistiu Sasori criar seus primeiros fantoches que se assemelhavam a seus próprios pais. Isso foi feito para preencher o vazio da morte de seus pais, no entanto, quando Sasori deixou Sunagakure ele abandonou os fantoches, mostrando que ele não tinha mais interresse neles.

Naruto Shippūden Editar

Resgate do KazekageEditar

Depois de Gaara ser sequestrado e Kankurō ser envenenado por Sasori e Baki solicitar que Chiyo ajude na cura do veneno, Chiyo inicialmente se recusa, não mais preucupada com o destino da aldeia, mas o envolvimento de Sasori a convence a ajudar. Apesar disso, o veneno de Sasori está além de sua experência de cura. Para sua consternação própria, ela admite que Tsunade seria a única capaz de curá-lo. Mesmo com esse reconhecimento, ela não está disposta a entrar em contato com Tsunade, acreditando firmemente que pedir ajuda a outras aldeias deixa a sua mais fraca.

Quando o Time 7 chega depois de saber do sequestro de Gaara, Chiyo instantaneamente ataca Kakashi Hatakecom a impressão equivocada de que ele é seu pai. Naruto bloqueia o ataque e Ebizō apura a confusão, após isso Chiyo joga fora o ataque com senilidade. Depois disso, Sakura diz que é capaz de curar Kankurō, para grande surpresa de Chiyo. Uma vez que Kankurō é curado, o time 7 se prepara para ir atrás da Akatsuki para resgatar Gaara, e Chiyo se junta a eles como uma conselheira de Sunagakure.

Depois de alcançar o esconderijo da Akatsuki, o Time 7 se divide para perseguir os dois únicos membros presentes; Kakashi e Naruto iriam atrás de Deidara, deixando Chiyo e Sakura para lutar contra Sasori. A batalhe começa a favor das duas, com Chiyo controlando Sakura para ajudá-la a evitar os ataques de Sasori e esmagar sua "armadura fantoche", Hiruko. A destruição de seu boneco obriga Sasori a se revelar, o que também revela o fato de que ele não tenha envelhecido um dia desde que partiu da vila à vinte anos atrás.

Agora desmascarado, Sasori traz a primeira das suas marionetes humanas: o Terceiro Kazekage. Este boneco é dedicadamente mais poderoso do que Hiruko, e Chiyo é forçada a invocar os fantoches da mãe e do pai de Sasori para se defender de seus ataques poderosos. Mesmo com as duas marionetes, Chiyo é dominada pelas técnicas de Satetsu do Terceiro Kazekage, que provam ser a maior fraqueza de um fantoche, deixando Sakura ser a única capaz de destruir o boneco do Kazekage.

Abaixo um outro fantoche, Sasori revela o segredo de sua juventude: ele converteu-se em um fantoche. A única parte viva restante dele é seu coração, o tornando difícil de matar. Uma vez que ela nem Sakura pode destruir seu corpo fantoche, Chiyo convoca a Coleção de Dez Bonecos de Chikamatsu. Para zombar da invocação, Sasori invoca cem das suas marionetes, um feito só possível graças a seu antigo corpo. Na batalha que se seguiu, Chiyo destrói muitas das marionetes de Sasori e vice-versa, vsito que ambas as coleções parecem ser mais ou menos igual no poder porque, apesar do fato de Sasori sobrecarregar Chiyo, em números, a qualidade eo trabalho em equipe de seus bonecos superam o seu.

Usando uma esfera de vedação de chakra especial, dado a ela por Chiyo, Sakura tenta selar o Sistema de Circulação de Chakra de Sasori, apenas para pegar seu corpo fantoche vazio. Sasori, tendo abandonado ele momentos antes, ele simplesmente vai para um corpo livre e tenta esfaquear Chiyo com uma espada envenenada. Sakura toma o golpe em seu lugar, dando a chance de Chiyo esfaquear o coração de Sasori com os bonecos de seus pais na forma de um abraço. Antes de Sasori morrer, ele insiste que, pelo menos, Sakura não pode ser salva. Chiyo discorda, e usa uma técnica de força de transfêrencia de vida especial para curá-la. Embora isto seria fatal para um shinobi normal, Sakura não estava completamente morta, assim Chiyo não morreu no processo. Após Sasori morrer, Chiyo especula que ele tinha tomado o ataque de bom grado, já que ele simplesmente queria que seus pais o abraça-se.

Depois de se reunir com Kakashi e Naruto, que conseguiram recuperar o corpo de Gaara, Sakura diz que Gaara está morto, fazendo que Naruto se rompa em lágrimas. Embora Chiyo tente acalmá-lo, Naruto a ataca, a culpando pela sua morte dizendo que se ela não tivesse selado o Shukaku em Gaara ele não teria morrido. Em uma tentativa de pedir desculpas pelo que tinha feito, Chiyo tenta reviver Gaara. Embora ele seja inicialmente incapaz devido a seu chakra estar muito baixo, Naruto doa um pouco do seu próprio para terminar a ressureição. Com o renascimento de Gaara, Chiyo percebe que o futuro de Konoha e Suna será muito melhor do que as coisas estavam no seu tempo, e então morre pacificamente com sua visão que o mundo mudou graças a Naruto.

Guerra Mundial NinjaEditar

Em preparação para a Quarta Guerra Mundial Ninja, Chiyo é ressucitada porKabuto Yakushi para lutar contra a Aliança Shinobi. Após ser mobilizada, ela se torna parte do grupo que Chūkichi pedi assistência, ao lado de Kimimaroe Hanzō. Com isso, Chiyo observa que a técnica tinha sido melhorada desde o tempo de Tobirama Senju e que a pessoa que reviveu eles deve ser outra coisa, para ligar tantas almas de uma só vez.

No encontro com os remanescentes da Divisão de Ataque Surpresa, ondeDeidara foi preso, Chiyo comprimenta Kankurō por derrotar Sasori. Quando a oposição começa sua retirada com seu grupo em busca, ele jura se vingar de quem ressucitou ela, enquanto preucupada e envergonhada por ter se fingida de morta. Isso resulta em uma discussão com Hanzō, que a chama de "bruxa fantoche", ao que ela retruca dizendo que ele era um "mascarádo ambulante". Depois de Hanzōinvocar a sua salamandra e reconhecendo a Dokugiri que ela exalava, Chiyo informa a Kankurō que a criatura necessita de cinco minutos para gerar e utilizar a toxina, mas que ele sabia o antídoto, tendo lutado com Hanzō antes.

Engajada com os reforços da Quinta Divisão com Kimimaro no dia seguinte, usando um samurai incapacitado como uma marionete, Chiyo observa a chegada do kage bunshin de Naruto. Lembrando que sua altura não era a única coisa que havia mudado, ela é, então, aparentemente atingida pelo Fūton: Rasenshuriken de Naruto.